sexta-feira, 30 de maio de 2014

A Copa NÃO É do PT!

Assombrosos os crimes travestidos de "manifestações" que estão ocorrendo pelo país afora nos últimos meses. A justificativa é a Copa. A Copa, parafraseando "Compadre Washington", virou a "ordinária", a grande meretriz das terras tupiniquins. 
Em uma óptica míope, os problemas do país são resultantes da organização para a Copa do Mundo... Ora! O anúncio da escolha do Brasil para sediá-la se deu em 30 de outubro de 2007. A desaprovação – tanto com a Copa quanto com seus preparativos –, portanto, deveria ter acontecido desde então. 
Desaprovei-a desde o primeiro momento. O anúncio me causou pesar enquanto observava a alegria estonteante de meus compatriotas. Comemorações ardiam em emissoras de televisão e redes sociais. As mazelas deste país mal governado foram esquecidas e a alegria era vista por toda a parte. 
Desaprovei-a. Contatei parlamentares expondo meus argumentos contrários - que obviamente não bastaram. Expus minhas razões aos iludidos. O Brasil, obviamente, não precisava de Copa ou de Olimpíadas. As feridas do país estavam – e continuam – expostas nos mais de cinquenta mil homicídios cometidos ao ano, nos doentes abandonados nos corredores dos hospitais públicos, na educação lançada em valas, na criminalidade alarmante e nas centenas de outras debilidades; a maioria dos ouvidos, porém, estava surda. 
Agora, Inês é morta. Não torcerei para o Brasil vencer o mundial - já não torço há algum tempo -, mas torcerei sim para que os incautos turistas que vierem sejam bem tratados e voltem ilesos às suas casas; torcerei para que os brasileiros manifestem civilidade e educação com estrangeiros e compatriotas. Ainda há pessoas de bem por aqui - que são apenas idiotas úteis.  
Envergonho-me profundamente da corrupção e do descaso com a vida que observamos aqui, contudo, os contribuintes não merecem ver o país sendo achincalhado mundo afora. Destarte, torço pela Copa. Patriotismo? Não! Apenas amor-próprio e valorização dos impostos pagos. Que haja dignidade no povo brasileiro para impedir a realização das Olimpíadas de 2016 em Banânia; contudo, que a Copa transcorra pacificamente – eis que está às portas – porque ela não é do PT. Os "protestos" contra a Copa não passam de pretextos para o cometimento de crimes e desrespeito aos valores. Que possamos retirar uma lição desses meses sombrios para que nas urnas o partido da situação seja extirpado do Planalto e – com muita esperança – um dia, da política nacional. 
(Dáuvanny Costa)