domingo, 9 de agosto de 2020

O que eu deveria ter aprendido sobre o tempo

    Nesta vida somos apenas passageiros. Nada é definitivo. Aqui não é o destino final.

Quando assimilamos esse fato, entendemos que não importa o que aconteça, o que nos cabe é defender a verdade, cuidar da família, perdoar os que nos ferem e tentar fazer o melhor com o que nos é colocado nas mãos. Se falhamos nisso é porque nos falta o sentido do tempo; julgamos que existirá tempo ou condições mais favoráveis no amanhã. Amanhã é um tempo que não existe. As condições favoráveis podem não chegar; o próprio amanhã é perspectiva, mundo do vir-a-ser – pode vir, pode não vir. Perseveremos em fazer o que é possível no presente, no tempo de agora, porque ele não espera estarmos dispostos, ganharmos dinheiro, nos formarmos, entendermos o sentido da vida, termos folga de tempo. O momento perfeito não existe. A vida nos atropela em nossas boas intenções e o que sobra é arrependimento por amanhãs que não chegarão.
O tempo que perdemos preocupados com o que o governo deveria fazer - e não fará -, com o que o país deveria ser - e nunca será -, com a forma como as pessoas deveriam se comportar - e não irão -, nunca nos será devolvido. Ele é nosso bem mais precioso. Tempo é vida que passa, é velhice que chega, são pessoas que partem. Tempo é areia que escorre entre os dedos.
Tempo é a visão que embaça, a ruga que se insurge, o cansaço que domina. E ele passa levando sonhos, desejos, intenções, projetos, esperanças. Ele passa levando o que fizemos e o que nunca mais poderemos fazer. Só há uma coisa que o tempo custa a levar: as lágrimas e a dor de se ter feito muito menos do que se poderia.
O dia é hoje e não custa repetir que o que nos cabe é defender a verdade, cuidar da família, perdoar os que nos ferem e tentar fazer o melhor com o que nos é colocado nas mãos. O resto pode ser belo, agradável e confortável, mas são apenas sombras.

Eduardo, Rachel, Ivanni e Aparecida, espero que Deus me faça digna e me conceda a graça de reencontrá-los.
- Dáuvanny Costa

Nenhum comentário: