terça-feira, 7 de abril de 2020

Epidemia de Totalitarismo

Em Paraty, RJ, empresário que distribuía cestas básicas é preso acusado de descumprir medida de combate ao covid-19. No Brasil inteiro, milhares de presos são liberados visando o mesmo intento - supostamente.
Em Forquilhinha, SC, a Polícia Militar notificou uma família de 5 pessoas porque estavam orando. Em casa. Às 15h31min.
Em Poços de Caldas, MG, agentes municipais exigiram o encerramento de uma missa transmitida on line e de portas fechadas porque a equipe de transmissão estava na igreja – cerca de 5 pessoas.

Em Caldas Novas, GO, uma mulher foi detida e algemada por se aproximar de outros transeuntes e expor sua opinião sobre a quarentena imposta no Estado.

Em Canoas, RS, uma cafeteria, fechada, foi interditada por Policiais Militares e sua proprietária conduzida à delegacia porque ali se realizava uma pequena comemoração de casamento. 

No Guarujá, SP, uma banhista sozinha foi derrubada na areia e arrastada por guardas municipais e guarda-vidas.

Em Barra de Guabiraba, PE, uma moradora registra Policiais Militares fazendo bloqueio na entrada de um supermercado a fim de limitar a entrada.

Em Florianópolis, SC, alguns poucos banhistas foram surpreendidos pelo helicóptero Águia da Polícia Militar que fez uma tempestade de areia com voos rasantes a fim de expulsá-los.

Em Sumaré, SP, o governo do Estado, com o envio de 12 viaturas, confiscou 500 mil máscaras de uma fábrica que estava tentando atender pedidos recebidos.

Em Recife, PE, o governo estadual confiscou todo o estoque de máscaras de estabelecimentos comerciais.

Em Sobral, CE, prefeito circula armado pelas ruas, ameaçando as pessoas que não guardarem distância entre si.

Em Lourenço do Oeste, SC, um almoço foi interrompido pela Polícia Militar alegando aglomeração. Tratava-se de ambiente aberto com cerca de 10 pessoas - da mesma família.
Em Cotia, SP, uma fábrica de respiradores teve seus produtos confiscados pela prefeitura, ante a indignação e impotência de sua proprietária.
Em Icaraí, RJ, duas mulheres foram conduzidas à força para a delegacia por 6 agentes por estarem fazendo caminhada no calçadão.

São apenas alguns exemplos do que está ocorrendo por todo o país. A pandemia do covid-19 também virou uma epidemia de pânico, demagogia e totalitarismo, sem Judiciário ou Ministério da Justiça como socorro. Finalizo citando Peter McCabe: Uma pergunta frequente ouvida nos últimos 70 anos: como um povo sofisticado e culto, como o alemão, permitiu o surgimento do nazismo? Bem, olhe ao seu redor. A resposta está aí”.
(Dáuvanny Costa)

Nenhum comentário: