quinta-feira, 29 de abril de 2010

Teoria da Conspiração

Cheguei à conclusão de que a Bíblia que conheço está equivocada. Com uma agravante: todas as versões que tenho trazem o mesmo conteúdo. Bíblias simples, transbordantes da simplicidade do Evangelho. Descrevem um Deus com um propósito único: imolar-se por amor à humanidade criada; descrevem a criação de um mundo perfeito, contaminado pela maldade que prolifera no coração do homem; descrevem homens e mulheres lutando e morrendo para propagar as boas novas da salvação; descrevem pessoas comuns com o desejo íntimo de servir ao seu Deus.
Os tele-evangelistas, os megapastores, os homens de negócios das igrejas evangélicas atuais, são pregadores que pregam tudo, menos a Palavra que conheço, são pregadores que pregam suas próprias convicções, seus exageros em nome da fé, suas teologias inférteis e absurdas; são pregadores que desencadeiam escândalos em lugar de pregar o escândalo da cruz.
Exploradores de gente que não entendeu a diferença entre fé e crença e que busca tesouros corruptíveis; gente que não entendeu que fé verdadeira só se desenvolve nos paroxismos da dor. Gente que não entendeu a diferença entre o Deus amoroso e um gênio da lâmpada; entre o Cristo imolado e uma barganha em um gazofilácio; entre o Espírito Santo consolador e um homem que oprime em nome da fé.
As bíblias que leio têm, aqui e ali, alguns versículos encorajadores, mas não são poções mágicas, não trazem "abre-te, sésamo" tampouco "abracadabra"; antes trazem "SE guardares os meus mandamentos" ou "Jesus chorou".
Confesso que não conheço-O. Quando pensei que poderia conhecê-lO, sofri duro golpe e, humana, quedei-me. Vacilante caminhei e sucessões de golpes atingiram-me. Não conheço-O. No entanto, me é mais reconfortante ler "e Jesus chorou" (Jo. 11.35) que "o Senhor te fará abundar de bens" (Dt 28.11). Porque bens são transitórios, mas o amor de Deus chorando por mim é para sempre.
Pontofinalizando, cheguei à conclusão de que a Bíblia que conheço está mesmo equivocada; contudo, equivocada para esses pseudoevangelhos pregados por pseudopastores que espreitam vítimas de quem possam extorquir a esperança. Seus nomes, aqui nesse blog, são impublicáveis; não dou audiência à mediocridade. É que às vezes não posso calar-me.
(Dáuvanny Costa)

2 comentários:

Reinaldo disse...

Como de costume... brilhante!

Ajuda Jurídica disse...

PERFECTO!!!!!!!!!!!!