sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Os algemados somos nós

A decisão do Supremo Tribunal Federal de praticamente proibir a polícia de usar algemas em presos provocou forte reação em setores da sociedade vinculados ao combate à corrupção. Segundo o procurador regional da República Alexandre Camanho, as crescentes restrições à atividade policial em nome do Estado de Direito podem abrir caminho para a criação de um "Estado criminal". Coordenador do Núcleo Criminal da Procuradoria Regional da República, em Brasília, Camanho lembra que não existe país desenvolvido que tenha abolido o uso de algemas. Para o procurador, o veto às algemas tem um resultado só: a desautorização da polícia e dos procuradores.
"Fala-se da espetacularização das prisões, mas ninguém fala da espetacularização das falcatruas. Daqui a pouco estarão dizendo: "olha que absurdo, a polícia está prendendo um criminoso!". É preciso parar de tratar criminoso como príncipe. Polícia não é escolta, nem motorista e não dá carona a presos" - disse o procurador em entrevista exclusiva à Jaílton de Carvalho para a Rádio do Moreno.
Fonte: Rádio do Moreno.

Desde que assisti à palestra "Renascimento da Natureza como valor cultural e jurídico", proferida pelo Procurador Regional da República-DF, Alexandre Camanho de Assis, considero-o sempre brilhante. Não à toa. Vale a pena conferir a entrevista. No site.

Nenhum comentário: